Publicado em: 07/06/2013 09:06
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), em parceria com a Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte (AREARC), promove na próxima segunda-feira (dia 10) Agenda Parlamentar em Cianorte. No encontro marcado para as 19 horas, na Câmara Municipal Vereadores, os representantes das duas entidades vão reforçar a sugestão de implantação do estacionamento rotativo na região central da cidade e a criação de uma via perimetral para desviar o atual intenso fluxo de uma avenida localizada na zona urbana.
?Os dois programas de mobilidade urbana foram apresentados na edição passada da Agenda Parlamentar, realizada em setembro de 2012, quando nos reunimos com os então candidatos a prefeito da cidade. O objetivo agora é reforçar essas duas propostas aos vereadores, secretários e também ao prefeito eleito, que estarão envolvidos na elaboração do Plano Plurianual do município?, explica o Luiz Fabiano Calderoni, engenheiro civil e presidente da Arearc.
O engenheiro civil Alex Godoy Silva, inspetor da regional Cianorte do CREA-PR e vice-presidente da AREARC, destaca que as 1,4 mil vagas para automóveis e 500 vagas para motocicletas disponíveis no centro da cidade já são insuficientes para atender a demanda. Silva acredita, com base no levantamento feito no Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM), que o sistema de estacionamento rotativo seja a solução para o problema.
Outra sugestão a ser apresentada é a construção de um contorno rodoviário capaz de tirar o trecho da PR-082 que atualmente passa dentro da cidade, onde é batizado como avenida Minas Gerais, e corta a PR 323 sentido Cianorte-Paranavaí. A via, que tem pista simples, é de fluxo duplo, não possui pontos de ultrapassagem e atravessa um bairro residencial. ?O movimento de caminhões é intenso neste trecho, e as condições da pista facilitam a ocorrência de acidentes. A preocupação maior é por conta das áreas residenciais que ficam às margens desta via?, destaca Silva.
Ao fim da Agenda Parlamentar serão distribuídos os cadernos técnicos desenvolvidos pelo CREA-PR aos gestores. O material, segundo o inspetor regional, servirá de fonte de consulta para problemas de gestão de resíduos sólidos, questões de infraestrutura e segurança de eventos, entre outros temas.