Busca por Profissional

Conheça as vantagens que você poderá ter sendo um associado e como fazer para associar-se.

Notícia

Publicado em: 10/08/2017 13:54 | Fonte/Agência: Empresa Conte Solar | Autor: Engenheiro Eletricista - Kendje Aparecido Matsumoto

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Energia Fotovoltáica

Fonte de energia renovável obtida pela conversão de energia luminosa em energia elétrica, é a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada no mundo.

A energia solar fotovoltaica no Brasil ainda é novidade, porém apresentando crescimento exponencial nos últimos meses devido a inflação da conta de luz. Até 2012 99,99% dos painéis fotovoltaicos no Brasil eram usados em regiões isoladas onde não se tem acesso a rede elétrica. Apenas em 2012, com a regulamentação da ANEEL, que permite fazer a troca de energia com a rede elétrica, que esta fonte começou a crescer. A energia solar residencial no Brasil começou efetivamente a se desenvolver após a regulamentação normativa 482 de 2012 da ANEEL que possibilita fazer a “troca de energia” com a rede elétrica. Este sistema é conhecido como sistema de compensação de créditos de energia.

Segundo a agência nacional de energia elétrica (ANNEL), até 2024 cerca de 1,2 milhões de geradores de energia solar ou mais, deverão ser instalados em casas e empresas em todo o Brasil, representado 15% da matriz energética brasileira e, até 2030, o mercado de energia fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$ 100 bilhões.

Fonte:  Engenheiro Eletricista - Kendje Aparecido Matsumoto

 

BENEFÍCIOS ECÔNOMICOS

São varios os beneficos economicos da energia solar no Brasil:

Casas que possuem energia solar fotovoltaica instalada podem gerar a sua propria energia renovavel e assim praticamente se livrar da  sua conta de luz para sempre.

Sistemas fotovoltaicos valorizam a propriedade.

Quanto mais energia solar instalada no Brasil menor é a necessidade de utilizarmos as usinas termoreletricas que são caras e, menor a inflação na conta de luz.

A industria de energia solar no Brasil gera milhares de empregos todos os anos.

 

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

A energia solar é totalmente renovável.

A energia solar é infinita.

Não faz barulho, não polui.

Manutenção mínima.

Baixo custo considerando a vida util de um sistema fotovoltaico.

Facil de instalar.

Pode ser usado em areas remotas onde não exista energia.

 

DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL

Embora a energia solar seja uma das fontes de energia com mais benefícios, ela apresenta algumas poucas desvantagens:

Custo de aquisição é alto devido a falta de incentivos governamentais.

Não pode ser usada durante a noite.

Para armazenar a energia solar é necessario o uso de baterias o que pode encarecer o custo do sistema fotovoltaico como um todo.

Atualmente a tempo médio de retorno do investimento energia solar é de:

Residências: 6 anos

Comercio e industria: 5 anos

Agricultura: 7 anos

 

BENEFÍCIOS AMBIENTAIS

 

A energia solar traz diversos beneficios ambientais para o Brasil. Se uma boa parte da população instalar energia solar nas casas e empresas, não seria mais necessário inundar áreas imensas da floresta amazônica para construir usinas hidreletricas.

Uma usina solar de 100MWp gera energia para 20.000 casa e evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 por ano.

Fonte: Empresa Conte Solar

Um dos papeis da fiscalização do Crea-PR é atuar na verificação da responsabilidade técnica sobre esses serviços e assegurar que estes estejam sendo realizados por profissionais ou empresa da área de Engenharia Eletrica, devidamente registrados no Conselho Profissional.

Profissionais ou empresas não habilitados (ou seja, não registrados) não podem fazer o planejamento, instalação e manutenção desses equipamentos. Assim, antes da contratação do serviço o proprietário deve verificar se a empresa ou profissional está registrado no Crea-PR para exercer tal atividade. Uma das maneiras de averiguar a informação é através do link de Consulta Pública do site do Crea-PR: http://creaweb.crea-pr.org.br/consultas/menupub.asp

Além do registro do profissional ou da empresa que atua no ramo, o proprietário deve solicitar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que assegura a informação de responsabilidade técnica na prestação do serviço contratado!

Mais notícias

Geral

Crea-PR lança o Livro de Ordem digital, ferramenta prática e gratuita de gestão de obras e serviços

Postado em 10/08/2017 13:54

Geral

11 de Dezembro dia do(a) Engenheiro(a)

Postado em 10/08/2017 13:54

Geral

Engenheiro Ricardo Rocha de Oliveira é reeleito como Presidente do Crea-PR

Postado em 10/08/2017 13:54

Geral

Eleições do Sistema Confea/Creas e Mútua 2020

Postado em 10/08/2017 13:54

Geral

Boletim Informativo

Postado em 10/08/2017 13:54